domingo, 8 de abril de 2012

Troca da pastilha de freio

Mantendo a todos atualizados:
Tive que fazer a primeira manutenção propriamente dita na Apache. Troquei as pastilhas de freio dianteira.

Troquei aos 16.500Km, estavam ainda usáveis e daria para levar mais algum tempo (talvez uns 20.000Km) porém a precisão da frenagem não era a mesma - as vezes segurava demais, as vezes de menos, não era progressiva como quando mais nova.

Depois de trocado levou mais uns Km para voltar a freiar como antes, engraçado que agora começou a fazer "barulho de ferro" quando freia - isso era normal antes também mas tinha parado quando a pastilha ficou muito gasta.

No geral a moto está um brinco, os pneus irão longe ainda. A relação passou da metade de esticar e o estado geral dela é bom. Acredito que chega nos 20.000Km vamos ver.

Estou com planos de fazer uma revisão na moto quando chegar aos 20.000Km ou o inverno, o que vier primeiro. Comprei recentemente um "kit Apache" na concessionária - filtro de ar, pastilhas de freio, sapata de freio traseiro e relação. Paguei cerca de R$120 pelo kit todo com frete via correio - como não tem mais concessionária aqui farei a revisão em uma outra oficina, é bem tranquilo.

É isso aí, é a Apache provando que é durável.
Abraços!

32 comentários:

  1. legal meu querido sempre acompanho seu blog e sua postagens,tenho um apachae faz poko + de un ano e ta com 9000 km rodados e to gostando muito é a minha primeira moto...por enquanto num troquei peça nenhuma nela,vw un abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse blog,parabens!
    Gostaria de saber onde vc comprou esse kit,as CC mandam pelo correio?A CC + proxima na minha regiao esta a 120km e logo vou precisar de peças originais,a minha está com 12000 rodados.agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pedi da CR motor que é autorizada Dafra de Itajaí-SC. Talvez eles mandem para todo o brasil. Paguei por depósito no banco. O telefone deles é 47-3248-1029
      Abraços!

      Excluir
  3. amigo.. a minha está com 13.000 ... realmente muito boa... não tive problema com ela... mas acho o barulho do motor da minha meio estranho... ele faz um barulho tipo "chocalho de cobra"... desconfio que seja falta de óleo em alguma parte do motor (apenas desconfio pois não conheço motor)... verifico o nivel de óleo e está ok... já andei colocando até um pouco mais de óleo... mas o barulho segue... na sua acontece isso? você/alguém tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara a minha não acontece isso não!
      Talvez é o tipo de óleo que vc usa, experimente Yamalube.
      Outra coisa: Verifique as folgas das válvulas. Leve o manual junto e peça para um mecânico ajustar e diga que no manual tem a folga das válvulas e é diferente da CG senão ele vai fazer errado.
      Tem que fazer com o motor totalmente frio então tem que deixar de um dia pro outro a moto lá.
      Qualquer coisa me avise sobre o que deu, abraços!

      Excluir
    2. Oi Camarada,esse barulho que faz no moto,geralmente e devido a corrente folgada ou seca,tenta aperta e lubrificar ok!

      Excluir
  4. Olá companheiros.


    Tenho uma Apache a uns 9 meses, chegando aos 18.000Km e tem sido uma ótima moto, não gosto muito da revisão que realizam aqui em Maceió - AL, acho muito superficial, foram trocados com 15.000Km o kit relação e pastilhas de freio, porém o freio ainda não se ajustou e suspeito que esteja com ar no sistema, quanto ao barulho do motor, dizem os mecânicos que é dela mesmo, mas estou aguardando encerrar a garantia para mandar fazer uma revisão de vergonha e tentar eliminar esse barulhinho que incomoda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade vc tem que procurar uma boa oficina. Eu usava a "autorizada" aqui da minha região e o serviço era péssimo e chegou a me gerar problemas.
      A Apache não é uma moto do outro mundo, qualquer bom mecânico mexe fácil nela. O segredo é o BOM mecânico. (leve o manual para ele saber as folgas de válvulas, etc, etc)

      Excluir
  5. troquei minhas pastilhas dianteiras com 12000km - estavam no metal já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai do quanto se usa né, eu sou leve e vou com calma na minha. Mas 12000 já está mais que bom né!

      Excluir
  6. Pessoal,
    Tenho uma dúvida, estou tirando minha habilitação categoria "A" (só tinha "B") por não ter mais condição de andar nesse transito caótico de SP.
    Como não conheço nada de moto, axo q vcs poderiam me ajudar. Preciso de uma moto para trabalhar, faço 50 km no dia (ja ida e volta) e preciso levar minha namorada na garupa também, será que essa apache é boa para essa situação ??? estou na dúvida entre a "grs i 150" da Suzuki e a "Apache 150" da Dafra.
    Na internet vejo muuuito preconceito referente a Dafra, porém como não conheço nada de moto não tenho como saber se é verdade, para essa apache 150 é dificil achar peças mesmo ??? é dificil achar um mecanico que saiba mexer nela ??? Quebra fácil ???
    Tenho essas dúvidas, porém axei ela muito bonito dentre as do mesmo modelo no mercado (a melhor em design). Seria uma boa compra ou é só dor de cabeça ???.
    Fico no aguardo, se puderem me ajudar eu agradeço.

    Att. Felipe Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um conselho: Todo mundo fala mal da Dafra mas bem da Apache. Quem fala mal da Apache fala porque ela é Dafra e nunca nem viu ela!
      Peças é fácil achar - é só ir na concessionária! O preço é o pouca coisa a mais que os da Honda CG. A diferença é que pra CG tem um monte de peça paralela e a Apache não tem.
      Ela NÃO quebra! é forte e robusta em tudo.
      O único detalhe é: Não caia com ela! se cair o custo é alto e pode ser que na concessionária não tenha todas as peças que vai precisar para trocar. Porém nesse ponto acho que a Suzuki GRS tb vai ser assim ou ainda pior já que é lançamento.
      Se comprar a moto volte e me avise!
      Abraços!

      Excluir
    2. e AE fABIANO, comprei a apache (vermelha).
      Por enquanto só dou umas voltinhas na rua de casa mesmo, porque ainda to tirando minha carta "A".
      Não conheço muito de moto, mas ele está morrendo muito quando eu paro em um farol por exemplo, tenho q ficar acelerando se não ela morre.
      Agendei e vou dar uma passada na concessionaria pra eles darem uma regulada na marcha lenta, axo q melhora.

      Att. Felipe Augusto

      Excluir
    3. E ai meu velho,

      passei por esse problema também dê uma olhada nesse vídeo é bem prático.

      http://comunidadertr.net/forum/index.php?topic=1643.0

      Danilo



      Excluir
  7. Alguém aqui tem seguro na APACHE ???
    Tenho 20 anos e moro em São Paulo / São Mateus, vale a pena colocar seguro ou é melhor um car system ???

    No car system consigo acompanhar online onde a moto esta ???

    Falow galera !!!

    ResponderExcluir
  8. Eu não tenho seguro não mas deve ser mais de R$2000 por ano tranquilo! Para vc que é de SP vale mais o car system mesmo com certeza.

    ResponderExcluir
  9. Estou interessado nessa moto, já pesquisei bastante, mas minha dúvida é se ela é muito baixa, pois tenho 1,84 e 85 Kg de altura. Obs: pergunto isso prq não tenho experiencia com motos e está será minha primeira moto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Já rodeI 19000km com minha Apache e a única vez que toquei a parte de baixo dela, foi em uma dessas lombadas criminosas(verdadeiros morros)e mal feitas, assim mesmo eu estava com carona.

      Pra você comparar, eu tenho 1,85 e 85kg, nunca bati a parte de baixo e é que as vezes sou meio radical e pego ums mistos de asfato, pedra e paralelepípedos com lombadas e buracos e todo tipo de malfeitoria imaginável em ruas na minha cidade.

      Se quer fazer um test drive pro amortecedor, passa por aqui que vc vai ver!!

      E não tente passar de Honda onde passa uma Apache, pq os rins vão vão trocar de lugar com os pulmões.

      E carona pesado deixa a moto mais macia também. Andei com um carona de 105kg e ela não bateu o amortecedor e andou legal ainda!

      Boa sorte se escolher a uma APACHE!

      Excluir
  10. O amigo ja falou de revisão, peças e troca do freio, mas parece que não falou ainda dos pneus da apache.

    Fiz a troca do pneu traseiro com 18000km, mas o pior não foi o desgaste, foi a emenda, não sei se vc reparou nesse modelo SPORT DEMON, a emenda aparece no sentido transversal.

    Meu pneu dianteiro, ainda está em bom estado, mas há pouco, percebi a emenda aparecer, e com o tempo ela vai aparecendo um pouco mais.
    A propósito, na minha cidade e na vizinha que tem a CC, não encontra Pneu 100x80, acabei comprando outro pirelli, so que 100x90. Ficou legal e custou R$ 175,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara vai do jeito de andar. A minha está com 19400 e ainda não sei quando vou ter que trocar o pneu traseiro!
      Não vi emenda nenhuma no meu, acho que o seu já estava BEM gasto por isso!

      Excluir
  11. E em questão a peças?? vc concegue as peças facil na revenda?? Esou indo comprar uma, ouço muitas pessoas falando mal dela, mas vejo muitas pessoas contentes com ela,(isso vai da sorte tbm), e agora como está sua apache, ja que o blog está meio desatualizado

    ResponderExcluir
  12. Na realidade nunca preciso de peças. A 1 ano atrás imaginei que precisaria de relação, filtro de ar, pastilha de freio e lona de freio. Liguei na concessionária e eles tinham tudo menos a relação. 3 semanas depois recebi a caixinha em casa, acho que paguei R$120 tudo. Guardei e agora troquei a relação. Até tenho que fazer um post disso!
    Se você tem dúvida finge que tem uma Apache e liga para a concessionária e pede algumas peças só para ver se tem!

    ResponderExcluir
  13. La na CC, me disseram que meu disco estava gasto e falaram pra eu trocar minha pastilha com 9000km...
    Não sei se é normal gastar a parte central do disco, mas depois da troca começou a fazer barulho ai eles lixavam a pastilha mas depois voltava o barulho... pergunti pra alguns mototaxistas pra saber oque poderia ser... me disseram que era uma pastilha ruim, queria saber qual marca e de qual moto seria:
    Boa e duravel.
    relativamente barata.

    e faixa de freio traseiro tbm, sera que da pra usar de alguma outra moto??
    e o Disco é normal gastar o disco sendo que nao tinha nem chegado no indicador de desgaste da pastilha ??
    me indique alguns pneus Bons 100/90 pra eu por na minha que ja esta na lona... e que dure bastante km!!
    o original deu 13200km
    Elton

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Infelizmente fui encontrar este Blog agora,
    Fiquei muito feliz em saber, que, pessoas como vocês,
    sempre dispõem um tempinho para se dedicar a Apache.
    O Amigo, que montou este blog, disse que comprou um KIT APACHE por R$ 120,00, eu preciso fazer uma nova revisão e fazer umas trocas nas peças q esse KIt descreve, como por exemplo, relação, pastilhas de freios entre outros...
    O Amigo Criador deste Blog disse que comprou e recebeu o Kit via Correio, MAS ONDE ELE COMPROU?
    Como eu Faço pra falar com o Amigo Criador deste Blog?
    Gostaria de comprar este Kit Apache também!!
    Muito Obrigado!!
    E um grande abraço!!!!
    gm.monteiro93@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Comprei uma apache 150 preta pois o jeito dela me agradou visualmente apesar de mim já ter uma fan CG 150 honda.

    ResponderExcluir
  16. minha apache travou o velocimetro em 9999999 ou seja chegou em 100mil quilometros, achei q iria começar a contar novamente, mas esta travado. alguempode me ajudar.

    ResponderExcluir
  17. minha apache travou o velocimetro em 9999999 ou seja chegou em 100mil quilometros, achei q iria começar a contar novamente, mas esta travado. alguempode me ajudar.

    ResponderExcluir
  18. Comprei minha apache a 3 dias desci para o litoral fiz cerca de 600km pra mim foi normal.. Mais ela vibra muito isso é normal?

    ResponderExcluir
  19. gente aqui deixar uma sugestão das peças da apache, pois tenho uma q comprei usa que estava com as marchas duaras de mais, levei no mecanico que sugeriu trocar os discos, e coloquei o da fan 125 da blz. ficou macia de mais. então caso for trocar os disco e as vezes não quiser ir pra agencia pode colocar da 125 fam q da blz. fica adica.

    ResponderExcluir
  20. gente aqui deixar uma sugestão das peças da apache, pois tenho uma q comprei usa que estava com as marchas duaras de mais, levei no mecanico que sugeriu trocar os discos, e coloquei o da fan 125 da blz. ficou macia de mais. então caso for trocar os disco e as vezes não quiser ir pra agencia pode colocar da 125 fam q da blz. fica adica.

    ResponderExcluir
  21. gente aqui deixar uma sugestão das peças da apache, pois tenho uma q comprei usa que estava com as marchas duaras de mais, levei no mecanico que sugeriu trocar os discos, e coloquei o da fan 125 da blz. ficou macia de mais. então caso for trocar os disco e as vezes não quiser ir pra agencia pode colocar da 125 fam q da blz. fica adica.

    ResponderExcluir
  22. Alguém saberia dizer qual moto tem peça equivalente com a apache 150 em relação a caixa de mudança , garfo seletor , estrelinha e peças relacionadas ?

    ResponderExcluir