sábado, 18 de fevereiro de 2012

Trocas de marchas difíceis na Apache

Desde que comprei a Apache achei que o maior ponto negativo dela era a troca de marchas. Depois de um tempo ela começou a 'arranhar', ficar difícil de entrar...
Trocava o óleo e melhorava muito mas ainda assim era meio ruim.

Nos últimos tempos ela melhorou porém tinha um sintoma estranho - nunca dava problema ao diminuir a marcha mas ao trocar para marchas maiores as vezes o cambio ficava "bobo". Você trocava de marcha e o câmbio ficava molenga - podia puxar com o pé para cima que estava solto e não mudava de marcha, daí só soltava o acelerador e acelerava denovo que ia.

Isso tudo se acabou recentemente, a solução é.... Estique a corrente!! Incrível como apenas manter a corrente esticada faz uma diferença enorme na troca de marchas. Inclusive também percebi que manter o pneu calibrado também ajuda... Claro, a troca de óleo sempre melhora também mas o problema é que depois de 1200 a 1500Km rodados com o mesmo óleo e sem esticar a corrente ficava muito ruim a troca de marchas e eu acabava por trocar o óleo antes dos 3000Km recomendados.

Outro detalhe: Mantenha a embreagem da Apache sempre alta! No próprio manual diz que é para manter +- 1,5Cm a partir do fim do manete para que a embreagem se desacople totalmente.

Bom é isto, espero que esta dica ajude muita gente.

26 comentários:

  1. Cara, que bom que voltou a postar no blog.

    O que você escreveu aqui no ano passado, foi fundamental pra minha decisão de comprar a Apache.

    Dicas preciosas de quem tem conhecimento de causa e a linguagem fácil como "traduziu" termos técnicos para um leigo como eu(é minha primeira moto), fizeram toda diferença.

    Estarei sempre por aqui, grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Hey, o problema do câmbio bobo tb acontece comigo, e eu tb ja percebí que a saída é manter sempre a corrente ajustada.

    Sempre que vou na revisão, a troca de marchas ficam perfeitas, silenciosas e precisas, porém, sempre dpois de uns 15 dias, a corrente ja começa e folgar um pouco e logo volta o problema do cambio bobo, que no meu caso, é sempre na 3ª marcha.

    Na última revisão(12000km), foi feita a troca do filtro de ar, filtro de óleo, troca de óleo, troca da vela e da sapata de freio, o detalhe é que a CC não informa que tá trocando as peças, quando cheguei foi um susto.

    Eu cheguei reclamando que a moto tava com a arrancada ruim, engasgando, pedi pra verificarem o que era, mas eles apenas trocaram a vela, e freio eu não falei nada, mas mesmo assim, eles ja trocaram tb, nem perguntaram se eu ia trocar, o resto já era previsto.

    Eu nao sei nas outras CC, mas onde eu fazia as revisões, eles usam um bloco de rascunhos grampeados pra anotar as informações de cada moto q chega para a revisão, nesse sentido, realmente eu sinto falta da organização da honda.

    ResponderExcluir
  3. Suas informações foram decisivas para eu comprar a minha apache, principalmente com a facilidade de encontrar peças compatíveis, que na verdade como as pastilhas de freio são idênticas as da Twister. Estou bem satisfeito com a minha, não anda o tanto que eu imaginei, mas não estou preocupado, na estrada não dá para andar confortávelmente acima de 100 km/h mesmo, na minha o máximo que deu foi 119, igual a sua medida. Outra grande surpresa foi o que todo mundo por aí chama de defeito, o carburador. Eu mesmo desmontei aqui em casa e limpei, muito fácil, demorou menos de duas horas, se quizer monto um tutorial na próxima vez que limpar e te mando para postar, qualquer um com uma chave de fenda, uma phillips, um alicate e uma chave 12" de boca + um pouco de gasolina e um pincel consegue limpar em 40 minutos, fiquei até com medo de roubarem meu carburador de tão fácil foi de tirar e botar....ficou ótima, falta só a vela de iridium agora.

    Quanto as pequenas falhas ou soquinhos que falou a minha também dá bem de leve, mas o cambio continua perfeito, não notei dificulades ainda..

    ResponderExcluir
  4. Comprei essa moto no finalzinho de 2010 e lhes digo com toda sinceridade que,se podesse voltar atrás ñ teria cometido essa burrada novamente.Falam muito do péssimo câmbio que ela tem,mas ñ falam dos outros vários problemas "INSOLUCIONÁVEIS" que existem nela como,o ultrapassado CARBURADOR que é uma verdadeira dor de cabeça pois ñ fica bem regulado nunca e olha que fui desde a cc passando por várias oficinas independentes e terminando aqui na sala de casa com o celular na mão e a chave de fenda na outra tentando regular e mesmo assim sem resolver p... Nenhuma.Marcha lenta então é só com muita "reza braba" e mesmo assim ainda ñ se resolve.Olha glra na boa,mas bem que me avisaram que moto só se for honda ou hiamaha,o resto é só embalagem.Tenho que ser sincero,ñ levei a sério os conselhos que ouvi agora só me resta chorar pelo leite derramado.Como diz um grande e sábio amigo meu PACIÊNCIA,eu ñ quiz aprender pelo amor,agora to aprendendo pela dor putz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho uma apache desde 2012, nunca tive problemas com a moto. pra substiuir ela só uma yamaha.

      Excluir
  5. Primeiro relato de um insatisfeito.
    Eu te entendo, a minha veio desregulada e depois que mandei regular em um mecanico de confiança tudo funcionou e continua funcionando!
    A marcha lenta da minha era instavel tambem, agora e um reloginho!

    ResponderExcluir
  6. Amigo to com um problema com a minha apache. O passador de marcha esta todo danificado e aqui não tem mais a loja da Dafra. Ele pode ser substituido por de outra moto?

    ResponderExcluir
  7. 40.000 km e a única vez que parei ela sem ser para as manutenções normais foi por causa da boia do carburador, que poderia ser injeção.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal boa noite, estou com um probleminha com minha apache 2010/2011. É o seguinte, estou precisando urgente de um cambio de marcha, pois a engrenagem de uma das marchas dela esta com problema, nao sei qual, mas da terceira marcha em diante houve-se um barulho estranho dentro da caixa de marcha, e quero substitui-lo por completo, me ajudem, nao posso ficar sem minha apache....

    ResponderExcluir
  9. Pessoal boa noite, estou com um probleminha com minha apache 2010/2011. É o seguinte, estou precisando urgente de um cambio de marcha, pois a engrenagem de uma das marchas dela esta com problema, nao sei qual, mas da terceira marcha em diante houve-se um barulho estranho dentro da caixa de marcha, e quero substitui-lo por completo, me ajudem, nao posso ficar sem minha apache....

    ResponderExcluir
  10. o correto seria levar em uma autorizada, o mais rapido possivel pq corre o risco de estragar outras peças no motor.

    ResponderExcluir
  11. no seu caso o problema nao encontra no pedal de cambio mas sim nas engrenagens do motor, pode ser que eu esteja errada, mas provavelmente o problema deve ser nas engrenagens

    ResponderExcluir
  12. Eu to com aminha apache parada porque eu nao encontro caixa de canbio travo na 4 macha

    ResponderExcluir
  13. minha apasche quando ingato a primeira maicha com ela arranca mas esta fazendo um barulho mim ajude pessoal mim de uma resposta

    ResponderExcluir
  14. É normal todos terem seus desprazeres em relação a motos que não são Honda ou Yamaha. São as motocicletas mais conhecidas e por isso o povo sente receio em comprar de outro nome.
    Mas nunca me dei bem com elas, sempre que pilotei uma eu me senti o cara mais triste do mundo kkkk
    A Apache desde que comprei de um colega meu nunca deu sérios problemas, no máximo essa folga na corrente como descrito acima.
    Mas para o asfalto ela desbanca as 150 cc das concorrentes fácil, seja em conforto ou potência.
    MOTO NOTA 1000, QUEM COMPRAR NAO SE ARREPENDE!

    ResponderExcluir
  15. a apache é para me a melhor, pois comprei sem medo de erra e não me arrependi,eu colocando para corre supera qualquer honda ou yamara da sua categoria, nao me arrependo

    ResponderExcluir
  16. Eu comprei uma a 10 dia já usada como ñ conheço nada da moto comecei a anda e de repente a macha ficou dura de engata a primeira e a segunda levei no mecânica e o mecânico falor que tem que troca a campanha pq tá com os dente nela e por isso os disco ñ deslizar e isso mesmo galera mim ajude aí agradeço a todos do blog

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, qual pedal passador de marcha é compatível com a Apache?
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, pessoal.
    Gostaria de uma ajuda minha Apache 2011 esta apresentando o seguinte problema.
    Quando coloco o garupa a marcha so entra 1° e 2° marcha as demais nao entra.
    Alguém pode dar uma dica para solucionar.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, pessoal.
    Gostaria de uma ajuda minha Apache 2011 esta apresentando o seguinte problema.
    Quando coloco o garupa a marcha so entra 1° e 2° marcha as demais nao entra.
    Alguém pode dar uma dica para solucionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém respondeu à sua dúvida? Pois à minha está igual e preciso solucionar

      Excluir
  20. pessoal alguém sabe me dizer qual o cânbio de marcha compatível com a da apache

    ResponderExcluir