sábado, 26 de março de 2011

Diário de bordo: Revisão dos 9000Km

Hoje foi o dia da minha revisão de 9000Km. Como a concessionária fica em Itajaí e eu resido em Blumenau e a distância é de 70Km fica um pouco fora de mão mas fazer o que né.
Bom liguei na segunda-feira para agendar e ontem (sexta-feira) para confirmar, 08hs da manhã era o horário combinado! Pois é, "era" porque eu me perdi em Itajaí e acabei chegando na concessionária (CR Motos) só as 08h40!

Chegando lá fiz uma piadinha dizendo que estava atrasado e a atendente rebateu que não fazia mal - já que o mecânico também não tinha chegado.... Quando ouvi isso eu já pensei "Essa Dafra... Eu já imaginava isso mesmo". Bom acabou que fiquei batendo papo e conversando e a atendente doida me pedindo desculpas e ligando para o mecânico. Bom, como a fome tava batendo eu fui em uma lanchonete e comi uns pastéis e quando voltei (as 9h40) já estavam mexendo na minha moto. Começei a bater um papo com o mecânico (queria extrair a maior quantidade de informações para o blog sem ele perceber que estava em uma espécie de BBB mecânico) e acabei descobrindo que pasmem - ele não era da concessionária!

Como o mecânico DELES não tinha chegado, enquanto fui buscar um pastel providenciaram um OUTRO mecânico de uma oficina de fundo de quintal do lado... Bom ponto para a concessionária que se virou nos 30 e não me deixou perder a viagem - o 'problema' é que o cara tava perdido, foi engraxando a moto, verificando aqui, apertando ali e volta e meia ele ia lá e pedia o que mais tinha que fazer...

Bom, ele abriu o tambor de freio traseiro e disse que estava novo (não me admira já que só freio com o dianteiro). As pastilhas dianteiras estavam no início do desgaste e segundo ele passariam tranquilamente de 20.000Km. Esta eu gostei de ver! O filtro de ar foi retirado também e estava um pouquinho sujo, até o rapaz comentou que parecia bem como novo! No geral a moto estava muito bem, prova que não sou um cupim de ferro!

Durante a manutenção eu falei que tinha ido no fim do ano passado lá e pedido o adesivo do tanque em garantia e tal e tinha vindo para colocar também. O "problema" é que eu não tinha dito para eles que eu era "O cara do adesivo" e "por isto" eles não tinham o aquecedor que aplica o adesivo no tanque pois estava na outra loja... Bom lá vou eu denovo ficar sem o adesivo, mas tudo bem porque comecei a pedir as OUTRAS coisas em garantia.

Acontece que logo após a revisão dos 6000Km (em 03/01/2011) eu decidi que seria minha última revisão na Dafra. Que faria fora dali em diante e em prazos maiores do que os 3000Km que o manual pede e mandaria a garantia pro espaço já que não precisaria mais. Se você leu as outras postagens sabe que em seguida a buzina esquerda queimou e o banco não sai mais! Isso em uma semana! Na outra semana o tanque começou a não marcar mais cheio (8 barrinhas acesas) quando o tanque está cheio... Mas essa do tanque foi a própria concessionária (que fechou) aqui de Blumenau onde eles tiraram a bóia do tanque fora pois estava fazendo barulho quando o tanque estava esvaziando e deram uma 'entortadinha' no arame. Agora meses depois isso se reverteu neste problema.

Bom então pedi os meus itens em garantia, na realidade ela só ia pedir a buzina pra Dafra o resto ia arrumar lá. Acontece que ninguém tem idéia de como arrumar o banco da Apache que não sai - já que ele não sai! E o pior nem é isso e sim que como o banco não sai, não dá pra tirar o tanque, sem tirar o tanque não dá pra abrir o cabeçote e regular válvulas... fiquei sem regular válvulas! Só vou poder resolver isso quanto arrumarem o banco - que não arrumaram porque era sábado *E* porque o mecânico deles não chegou no horário (nem eu... mas eu sou cliente daí não conta...).

O mecânico tirou a vela da moto e recolocou, sem trocá-la. No manual diz explicitamente para TROCAR a vela com 9000Km! Então eu exigi que trocassem! Não tinha a vela... Ai ai ai! Bom o dono da loja acabou pegando a vela antiga e correndo pela cidade para comprar uma igual. Na realidade eu pensei que ele ia comprar qualquer vela que fosse Bosh ou NGK com o grau térmico igual e que desse naquela rosca. Ele me surpreendeu ao voltar com A VELA ORIGINAL da Apache que é a Bosh Super R6 UR5DCC! Ponto pra ele!

No meio desse vai e vem (e eu fiscalizando tudo) eu vi um gordão que tinha acabado de comprar uma Kansas OK. Gostei da motoca, prata, novinha - linda mesmo! Mas lá tava o dono da concessionária e o cara já impaciente porque a moto não funcionava direito. O dono da concessionária foi dar uma volta, voltou e disse "Tá funcionando normal". O gordão saiu e voltou em 5 minutos dizendo "Isso não funciona, só engasga. Devo estar acostumado a ter Honda mesmo"... Que vergonha pro dono da concessionária que tentou passar a perna no gordão pra não ter que regular a moto. O desfecho é que saí de lá as 12h10 e eles ainda estavam lutando com a Kansas e eu indo embora com a Apache...

Inclusive eu aproveitei para conversar com o mecânico que me confidencializou que tinha tido proposta da concessionária para ser o mecânico deles. Ele disse que até era para ganhar mais, só que ele não foi porque as motos da Dafra dão muito problema e os clientes acabam caindo de pau em cima do mecânico que no fim não tem culpa de nada... Ele me falou da Speed que tem o chicote com fios finos e com o tempo a água empoça por dentro dos dutos da fiação e apodrece o fio e ele acaba dando curto-circuito ou arrebentando. Ele me disse que a Apache por outro lado era a melhor da "Dafra" (na realidade TVS mas tudo bem) e não dava problema (claro só a minha que deu estes problemas de dezenas de pessoas que conheci que tem Apache na internet). Aí comentei com ele que tinha intenção de no futuro trocar por uma Comet GTR 250 ou uma Ninja 250 (a ninjinha) e ele me disse que tem um amigo que trabalha na concessionária da Kawasaki e tem uma Ninja 250. Diz que ele "mói", dá pau sem dó nela pra ver o que quebra e não tem jeito - não quebra! Ponto pra Ninjinha, talvez seja um rumo a seguir no futuro - só o painel dela que não me agrada em nada mas é outros 500.

Olhei pro relógio, 11hs! Virei pro lado e.... Chegou o mecânico da concessionária! Parabéns pra ele né, só 3 HORAS atrasado! Como meu papo com o outro mecânico foi comprometido pelo gurizão resolvi fazer uma pesquisa de preços. Descobri que a relação da Apache é vendida nas 3 peças separadas: Coroa, pinhão e corrente. O pinhão custa R$10, a corrente custa R$50 e a coroa custa R$50 - total de R$110! Achei barato! Se você viu a seção de peças paralelas do meu blog pode ver que pode montar uma relação barata só usando a coroa da Apache e qualquer corrente e pinhão. A Apache está se tornando popular :)

Por fim o mecânico me pediu se eu queria trocar o óleo das bengalas (ou amortecedores dianteiros). Pelo que eu lembro seria só com 12.000Km que deveria ser trocado mas como eles tinham ali na hora (e poderiam não ter na revisão de 12.000Km...) eu resolvi mandar trocar! O cara tirou e tava preto carvão o óleo! Ele até se espantou! Quando eu vi ele botar o novo também me espantei porque novo o óleo tem côr de framboesa! Custou R$9 e valeu MUITO a pena, a dianteira ficou bem mais macia deu pra sentir bem a diferença!

Bom, revisão "pronta" (o resto vou agendar para fazer outro dia quando a buzina da garantia chegar e eu ligar lá dizendo que sou o cara do adesivo e da buzina...) chegou a hora de pagar:
* Revisão dos 9000 + filtro de óleo + óleo (Lubrax 20w50 SL): R$111,00
* Vela Bosh - facada: R$21,50
* Óleo da bengala: R$9
Total: R$141,50. Foi CARO já que o cara praticamente só engraixou a moto e nem abriu carburador e nem regulou válvula. Isso eu vou EXIGIR quando o banco sair... Aff cada coisa que me acontece, pior que é só comigo mesmo.
Só uma consideração final: O atendimento da concessionária foi ótimo! Bom MESMO com cafezinho, bolacha, jornal tudo! PARECE que o problema foi só do mecânico ter se atrasado mesmo... Outro ponto negativo foi a falta de uma vela a pronta entrega por exemplo. A relação eles tinham a pronta entrega assim como filtro de óleo, já o filtro de ar não tinham. É uma pena que a concessionária não tenha um estoque mínimo destas peças, talvez a própria Dafra devesse EXIGIR um estoque mínimo de peças de desgaste natural em suas concessionárias.

Tudo isto só me faz pensar ainda mais em que a Apache é uma BAITA de uma moto, o problema é a Dafra e suas concessionárias que ainda não acordaram para seu potencial. Por isto leia, informe-se pois é tudo que você conseguir fazer na sua moto melhor!

Ainda em tempo resumão das últimas 2 semanas com a Apache:

* Ainda não tirei a média para saber se a média melhorou depois de calibrar os pneus.

* A gasolina pódium que eu tinha colocado não mudou em nada a moto, se mudou foi só efeito placebo.

* A minha vela de iridium chegou! Irei eu mesmo instala-la esta semana para comentar aqui no fórum se é bom ou não na Apache. Comprei na internet. Eu só comprei a outra vela original da Apache para saber se ia mudar alguma coisa no funcionamento da moto de uma vela velha para uma nova - pois senão eu poderia trocar uma vela velha normal por uma nova de iridium e não saberia a diferença. Fiz isso por você caro leitor!

* Notei que em alguns pontos de metal da carenagem apresentavam um "esbranquiçamento" e rugosidade. Comecei a passar o óleo SAE 90 que eu passo na corrente da moto nessas áreas e resolveu! Era uma espécie de ferrugem, não sei, só que branca! Onde era mais notado era no tanquinho do fluído de freio, onde está escrito em inglês. Notei que o parafuso que prende o protetor do escape fica com um pouco de água quando choge e começou a enferrugar BEM de leve onde a água fica empoçada. Estou experimentando passar o óleo alí para ver se resolve. Isto aconteceu também com o parafuso do pisca alerta esquerdo dianteiro - parou de enferrujar. Ele é o que sempre fica molhado já que minha moto pega chuva direto quando chove pois ela fica no prédio bem perto do fim do telhado e no trabalho é a mesma coisa! Por precaução também estou passando no número do chassis que fica na coluna de direção.

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domingo, 13 de março de 2011

Consumo da Apache aumentou

Desde que comprei a minha Apache o consumo foi melhorando cada vez mais, até que se estabilizou em incríveis 43Km/l na cidade!

Além deste consumo que eu considero incrivelmente ótimo ele tem se mantido constante! Por vários tanques ela tem feito 43,3 ou 43,1 e por aí vai.

A 3 tanques atrás eu resolvi tentar chegar aos 45Km/l na cidade e quebrar meu record de consumo. Andei BEM devagar e acabei tendo 42,9! hummm estranho!

A 2 tanques atrás o consumo foi de 42,5.

Ontem abasteci outra vez e o consumo foi de 41,6! Estranho isto, não tenho mudado nada em minha forma de dirigir e sempre abasteço no mesmo posto...

Foi aí que acredito ter achado o X da questão: Fui calibrar os pneus e estava com 22 libras de pressão no pneu traseiro! Fazia já uns 4 meses que eu não calibrava os pneus (sim relaxamento eu sei...) e quando tinha calibrado a última vez tinha colocado 30 libras. Pelo jeito o pneu traseiro vazio acabou piorando o consumo, mas esta ainda é uma teoria...

Vou tentar denovo agora com o pneu recalibrado (botei 28 libras mas vou subir para 30 denovo esta semana), porém desta vez experimentei abastece-la com meio tanque de gasolina pódium.

Sobre a gasolina eu notei uma pequeniníssima mudança na moto - bem menor do que a que senti quando mudei de óleo Selenia para Yamalube. Agora não sei se foi da gasolina ou calibragem do pneu. Postarei os resultados!

Sobre o que tinha dito no outro tópico que minha buzina queimou e o banco não sai mais - ainda não tive como levar na concessionária para pedir a garantia então ainda não está correndo o prazo para que a Dafra me entregue as peças.

Sobre o óleo - alguém já experimentou entrar no site da Dafra e perguntar sobre de quantos em quantos km se troca o óleo? Se alguém fizer isto me avise, estou curioso sobre se já treinaram o funcionário rsrsrsrsrssr

Observação em 22/04/2011: O consumo realmente voltou ao normal após a calibragem dos pneus! Agora que fiz minha revisão de 9000Km e a "re-revisão de 9500Km" foi feito uma nova regulagem do carburador, esta eu estou testando para ver como fica o consumo e postarei aqui!

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Como regular a embreagem da Apache

Frequentemente eu ouço alguém reclamento que a o ponto morto da embreagem não entra com a moto ligada ou que as marchas caem entre uma marcha e outra como se entrasse no ponto morto ou ainda que a troca de marchas é difícil!

Bom tudo isto é regulagem! Coisa que a concessionária DEVE fazer por você e que geralmente fazem na revisão (gratuíta, só se cobra óleo+filtro) dos 1000Km! E depois?
Bom aqui está a solução dos seus problemas - ao menos de embreagem... rsrsrs

Você vai precisar de duas chaves de boca tamanho 12, como esta:


Este tipo de chave é encontrada facilmente em qualquer loja de ferragens, talvez material de construção e lojas em geral. Aqui cada chave destas custa de R$2 a R$4.
Após isto localize onde o cabo da embreagem se conecta no motor, que é aqui:

Como podem ver há uma uma porca a esquerda e uma a direita. Elas seguram o cabo no lugar. Uma segura para que o cabo não vá para frente e a outra segura para que o cabo não vá para trás! Você precisa de 2 chaves de boca porque se tentar mexer em uma porca a outra vai girar junto e não vai soltar...
Então coloque assim:

Agora é só soltar! Para que a embreagem fique mais alta puxe o cabo em direção à parte da frente da moto, se quiser ela mais baixa puxe o cabo em direção à parte de trás da moto, como ilustrado na imagem abaixo:
Seta amarela deixa embreagem alta, seta verde deixa embreagem baixa.

Depois disto é só apertar denovo as porcas e pronto! Só não aperte demais as porcas, elas não são um animal selvagem que deve ser prendido com força - isso vale para velas também e todo tipo de rosca!

A minha dica é deixar a embreagem alta. Isto faz com que as trocas de marchas tornem-se mais fáceis e o ponto morto entra fácil também! Quanto a 'cair' entre uma marcha e outra eu não sei se isto resolve. No começo a moto é piorzinha mesmo pois todas as peças ainda estão se ajustando então é necessário um certo desgaste para que elas se ajustem perfeitamente.
Outra dica é usar um bom óleo como o Yamalube que é API SL o que melhora as marchas tornando-as mais 'macias'.
Outra detalhe: Não deixe a embreagem muito alta ou muito baixa pois isto pode fazer com que a vida útil da embreagem seja comprometida. Na minha eu deixo de tal modo que quando eu aperto metade do punho da embreagem o motor já está 'solto' (motor não gira a roda traseira).
Pelo que eu suponho a embreagem mais alta faz com que quando agente puxa o cabo da embreagem ela se desconecta totalmente do motor e em caso de trocas rápidas de marcha nós podemos acabar não sincronizando direito o fato de apertar um pouco antes a embreagem e depois o pedal de marchas então como a embreagem está mais alta podemos trocar de marchas mais rápido sem ter este 'problema'.

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domingo, 6 de março de 2011

'Bagageiro', rede Aranha, porta capacete - na Apache?

Eu vejo certas vezes em fóruns que muitas pessoas tem um certo problema com o uso da Apache no dia-a-dia.
Comigo acontecia igual - como eu boto um capacete na Apache? como prendo a rede aranha? Por aí vai... Então aí vai algumas dicas importantes para você Apacheano de plantão:

* Rede aranha: Sim você consegue usar uma rede aranha na Apache, mesmo com aquelas alças traseiras estranhas... Eu mesmo descobri na pura 'sorte'! Se você passar os dedos por baixo das alças traseiras da Apache vai ver que elas tem um vinco em forma de "V" por baixo! ALI é o local onde os ganchos da rede aranha ficam presos! Sim sim, acredito que você nunca tenha visto rsrsrsrs. Quando eu preciso prender alguma coisa menor que não seja um capacete eu passo a própria rede ao redor das alças e daí prendo o gancho na própria rede! Faço isso quando viajo com a minha noiva, prendo as capas de chuva na traseira e vou tranquilo!

* Porta capacete: Nada mais chato que parar a Apache no shopping e andar pra cima e pra baixo com capacete na mão... mais chato que isso é a noiva encomodada fazer você carregar os 2 capacetes... Solução: Prenda os capacetes na moto oras! Se olhar a Apache por trás vai ver que do outro lado do escape do lado do pisca tem uma barrinha preta. A dica que eu dou é comprar um daqueles cadeados de bicicleta (tranca bicicleta), então você passa o cadeado de bicicleta por dentro dos capacetes e tranca-os na moto! Fica tão bom que os capacetes nem encostam no chão! Um cadeado destes custa em torno de R$8!


* E onde eu guardo tudo isso? Essa é boa - de baixo do banco! Sempre tenha uma rede aranha e um cadeado de bicicleta em baixo do banco. O cadeado é só dar 2 voltas ao redor dele mesmo que fica bem compacto e você deixa a chave nele mesmo (se deixar junto com a chave da moto fica fazendo barulho). A rede aranha você 'espalha' por baixo do banco todo. Por fim é bom ter um cachimbo de vela reserva guardado para o caso de algum espertinho resolver arrancar o seu...

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quarta-feira, 2 de março de 2011

Diário de bordo

Vou começar aqui um diário de bordo da minha Apache. Eu já deveria ter feito isto desde o dia que eu comprei-a a 9 meses atrás... Mas não deu, agora já começo atrasado mas é a vida né!
Bom semana passada voltando para casa na chuva (pra variar, eita verãozinho!!) fui dar uma buzinada e percebi que todo o 'glamour' da busina da Apache tinha sumido... Ela buzinava, mas mais fraco e mais feio...
 
Cheguei em casa e olhei a fiação da buzina. A da direita (lado da vela) estava com o fio meio 'amassado' porque o cabo da embreagem passa por ali e dá um aperto nela, pensei que tivesse rompido o cabo. Para testar tirei o terminal da buzina e tentei buzinar - a Apache estava muda! Nossa o problema era na OUTRA buzina... Bom ou talvez fosse na fiação da outra buzina não é mesmo?
 
Bom tirei a buzina da esquerda, liguei na fiação da buzina da direita e???? nada! Buzina queimada mesmo! que chato isso. A sorte que a Apache vem com 1 ano de garantia asterisco (não pode perder nenhuma das revisões de 3000 em 3000Km) e eu vou requerer uma outra buzina na garantia.

Engraçado isso, acho que essa buzina deve ser padrão. Eu não sei porque ela queimou, talvez da chuva mas acho estranho isso aí. Bom vamos esperar pra ver. Acho que seria barato se tivesse queimado fora da garantia, PARECE que é a mesma da CG (alguém confirma?).
 
Como desgraça pouca é bobagem, dois dias depois de queimar a buzina fui no mercado com um amigo meu (cada um com sua moto) para comprar uma carne e carvão para uma churrascada e na hora que fui tirar o banco para pegar a redinha e prender o saco de carvão adivinha?!?! O banco não sai mais! Nossa que brochante isso.. Pior que parece alguma coisa como se o cabo tivesse soltado um pouco e assim não consegue puxar a trava do banco. Mais uma coisa que a garantia vai ter que cobrir. O pior que eu tenho pena do pobre coitado que vai ter que dar um jeito de tirar o banco da minha moto, nem imagino como ele vai ter que fazer - e acredito que nem ele imagine heheheheheheh
 
Infelizmente eu fui um dos premiados com a Apache. Aos 39 dias com ela o motor de arranque apresentou um barulho estranho (tipo uma turbininha de avião) quando eu soltava o botão de partida. Não tive dúvida levei na CC, bati o pé e me substituiram o motor de arranque - levou cerca de 15 dias para o novo chegar.
 
Algum tempo depois o adesivo sobre o tanque apresentou uma bolha. Ficou feio aquilo e pedi outro adesivo. Essa história foi longa pois a CC aqui de Blumenau-SC onde tinha comprado a moto fechou e tive que ir para outra CC a 70Km daqui em Itajaí-SC. Este adesivo eu vou trocar agora em garantia semana que vem!
 
Por fim na segunda-feira desta semana, dia 28/02/2011 resolvi fazer um tira-teima com a Dafra. Acessei a página principal da Dafra e mandei um email perguntando exatamente assim:
"Sou um proprietário de uma Dafra Apache com 8000Km que já saiu da fase de amaciamento. Qual é a km recomendada para a troca do óleo lubrificante e qual o óleo recomendado pela Dafra?"
Dei uma de total "João sem braço" como você já deve saber se leu meu tópico anterior sobre óleo. A resposta da Dafra não poderia ter me deixado tão decepcionado:
"
Caro SR. Fabiano
 
A DAFRA Motos agradece seu contato. Informamos que a troca de óleo deve ser realizada conforme o Programa de Manutenção Preventiva, localizado na pagina 61 do manual do proprietário onde consta que a cada 1000 km ou a cada 6 meses -caso não atinja a quilometragem para substituição- o óleo deverá ser trocado.

Atenciosamente,
Central de Relacionamento Dafra Motos.
"
Não dá para acreditar né? Então respondi o email com uma FOTO de um cartaz oficial da Dafra (olhe meu post do óleo) onde manda trocar a cada 3000Km. Sabe o que a responderam? Nada - a Dafra nunca mais entrou em contato comigo, mesmo depois de eu entrar em contato novamente por email com eles...
 
Isso é triste de uma empresa que quer crescer, faz propaganda em TV, traz uma super moto importada com um preço justo e não consegue treinar nem ao menos o funcionário que responde os emails...
 
Ainda bem que ela é uma TVS Apache e não uma Dafra Apache rsrsrsrsrs

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